• A Rosa do Encoberto

A ROSA DO ENCOBERTO

Uma hermenêutica exploratória do pensamento esotérico de matiz rosacruciano de Fernando Pessoa

Fernando Pessoa sempre afirmou que nunca pertenceu a ordem esotérica alguma. Mas, sem dúvida, nutria uma profunda simpatia pelo esoterismo rosacruciano e conhecia a fundo seu pensamento e sua história. Na biblioteca particular de Pessoa, preservada na "Casa de Fernando Pessoa”, em Lisboa, inúmeros livros de importantes autores sobre esse tema, meticulosamente assinalados e comentados por Pessoa. Além disso, deixou inúmeras notas e reflexões sobre o esoterismo ocidental. Várias de suas anotações e de suas poesias trazem importantes ensinamentos ligados a esse modo de pensar. Assim sendo, os estudantes lusófonos do esoterismo rosacruciano têm a felicidade de poder contar com a arte de um dos maiores poetas do mundo indicando-lhes, de forma simbólica e vivencial, o sentido do caminho esotérico.

O objetivo da publicação deste livro é, por um lado, contribuir com o entendimento do esoterismo de matiz rosacruciano através da poesia do ortônimo Fernando Pessoa e, por outro, divulgar o sentido esotérico da poesia desse vate, para que sua obra possa ser mais bem compreendida.

Por se tratar de uma tese de doutorado, o trabalho segue estritamente as regras da academia, usando uma linguagem objetiva e precisa. A pesquisa em si está dividida em seis capítulos: uma discussão da definição do esoterismo ocidental; uma história resumida de suas principais correntes; uma discussão da hermenêutica fenomenológica e dos problemas de linguagem envolvidos na comunicação da experiência metaempírica; uma revisão da vida, do pensamento e dos textos esotéricos do ortônimo Fernando Pessoa; a apresentação da metodologia utilizada; e, finalmente, a aplicação dessa metodologia aos poemas e textos do poeta. No final do livro são apresentados: um apêndice incluindo três contos originais ilustrativos da aplicação do método utilizado; e dois anexos com os trinta e um poemas esotéricos de Pessoa abordados neste trabalho, além de algumas figuras extraídas de obras clássicas do esoterismo que ajudam a compreender melhor os conceitos tratados.

Deste estudo, surge a figura de um Fernando Pessoa fascinante, diferente; um místico cristão contrário a qualquer igreja – um iniciado que nunca passou por uma iniciação formal, mas capaz de expressar como poucos o mistério da Rosacruz:

"Pela imagem da Rosa Cruz, Jesus é tirado da Cruz e nela brota a força viva e invencível do Cristo, a Rosa.”

Fernando Pessoa

TítuloA Rosa do Encoberto
AutorFabio Mendia
Edição1.ed.
Ano de Publicação2017
ISBN978-85-317-0243-3
Dimensões22 x 30,5 cm

Especificações Técnicas

Sobre o autor: Fabio Mendia nasceu em Nápoles, Itália, em 1941 e morou em vários países antes de emigrar para o Brasil em 1951. Aqui completou seus estudos e formou-se em Engenharia Eletrônica (Politécnica-USP); fez pós-graduação e mestrado em Administração de Empresas (EAESP – FGV); e doutorado em Ciência da Religião (PUC-SP). Atuou como professor, engenheiro, administrador e empresário. Hoje é pesquisador, conselheiro da URCI e participa de grupos de estudos sobre espiritualidade na PUC-SP e na Universidade Federal da Paraíba. É membro da AMORC desde 1976 e da TOM desde 1994.

Produtos Visitados (1)