• Sua Saúde Segundo os Quatro Temperamentos - Dr. Paul Dupont

Nosso corpo é formado por quatro elementos: o ar, o fogo, a terra e a água, cuja justa proporção determina um temperamento equilibrado. Contudo, um destes elementos sempre tem prevalência, gerando em cada um de nós um temperamento dominante: sanguíneo, bilioso (colérico), nervoso (melancólico) ou linfático (fleumático). Este livro explora as características de cada um desses temperamentos. Dependendo se somos sanguíneo ou bilioso, nervoso ou linfático, o ritmo de vida, os hábitos alimentares, os riscos de doença, as reações emocionais, etc., não são os mesmos. Além disso, a influência dos elementos em relação com os ciclos de vida, as estações, o meio ambiente, varia em função do temperamento.
A teoria dos elementos, entretanto, não se limita apenas a uma noção que poderíamos qualificar de físico-química. Ela se reveste de uma dimensão espiritual: de fato, cada elemento tem uma contrapartida no plano invisível e, consequentemente, constitui uma força positiva da qual podemos nos impregnar e com a qual podemos nos harmonizar e entrar em comunhão.
Esta ação sutil dos elementos opera, portanto, um trabalho alquímico que nos transforma e nos conduz a um temperamento ideal, ou seja, um temperamento equilibrado.
O Dr. Paul Dupont é presidente da Sociedade de Fisioterapia e Nutrição, consultor hospitalar e ex-chefe de clínica.

TítuloSua Saúde Segundo os Quatro Temperamentos
AutorDr. Paul Dupont