• Um Novo Fazer Politico

Este trabalho tomou por base o pensamento de Hannah Arendt e ousou propor um novo fazer político devido à atualidade e ao pragmatismo do pensamento da filósofa, o que nos permite, por assim dizer, um certo resgate de suas ideias e a revitalização, na atualidade, de muitos conceitos por ela trabalhados. Suas ideias, aliadas ao pensamento de autores como do sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman, contribuem para uma melhor compreensão do complexo cenário da sociedade atual, bem como se considerar a possibilidade de um agir político que vá além da ação partidária e considere o bem comum como elemento fundamental.
O surgimento deste novo agir não é algo simples de ocorrer, pois exige um novo olhar que amplie as possibilidades de ação já que um dos principais problemas de nossa época é um encolhimento do espaço político. Contudo, uma das categorias trabalhadas por Arendt - Natalidade - traz esperança de que o indivíduo possa ser aquele que  se permite transitar não apenas no ambiente dos interesses privados, mas, sobretudo, no espaço político abrindo a possibilidade de um engajamento social na reconstrução dos laços de confiança e solidariedade de que a sociedade tanto necessita.
Este "lugar político" pode vir a surgir como espaços de liberdade, criados quando as pessoas acreditarem que é possível fazer diferente, quando se manifestarem não só pelos discursos, mas pela ação conjunta, pelo reencanto que o "novo" pode trazer.
Pode parecer uma busca de uma utopia, mas buscamos utopias.

TítuloUm Novo Fazer Político
AutorYara Rita dos Santos